quinta-feira, 18 de novembro de 2010

ALERGIA A MODA?

Alguma vez na vida já deve ter passado na sua cabeça ou de alguma pessoa se a Biologia e a Moda se comunicavam. Até pouco tempo atrás eu pensava que era impossível e não via nenhuma relação, mas estava errada, pois se comunicam sim.
Na Moda usamos vários tipos de tecidos para a composição das roupas, e bijuterias para a finalização do look. Esses tecidos e bijuteriasnada mais são do que causadores de alergias [1], contudo, depende sempre da reação do sistema do organismo de cada pessoa.
O profissional de Negócios da Moda, área que pretendo cursar, é o profissional que planeja e gerencia o desenvolvimento de produtos relacionados à moda, dentre outras coisas. Trabalha para estilistas e designers de moda, procurando descobrir quais são e serão as tendências e os melhores materias para a venda e composição dos produtos desenvolvidos por eles.
Para um produto ser vendido, não é qualquer material que pode estar na sua composição, pois ser composto por substâncias que podem causar alergia a várias pessoas, pode não ser vendido. A alergia nada mais é que uma resposta imune [2] a alérgenos.
A alergia que envolve o mundo da Moda é a alergia de contato. Essa reação alérgica [3] é formada devido ao contato da pele com substâncias que a pessoa possa ter sensibilidade. São substâncias nas composições das roupas íntimas de fios sintéticos e bijuterias compostas de níquel que em contato com a pele atravessam suas camadas superficiais, alcançando as células do sistema imunológico, ocasionando as reações alérgicas.
Uma solução para evitar a alergia a roupas íntimas [4] seria a fabricação de peças compostas com óxido de cobre. Segundo a Cupron [5], pequena empresa privada norte-americana situada na Carolina do Norte, produtora de roupas com esse composto, o óxido de cobre é um poderoso agente antimicrobiano que está sendo utilizado nos mais diversos tipos de vestimentas para deter a propagação de ácaros, bactérias e fungos.
Com o agravamento que as coceiras ocasionam na pela, esse produto seria ótimo para ser usado para deter a ação de bactérias na região afetada pela alergia. Por enquanto o objetivo da empresa é fazer lençóis, fronhas, roupa de cama, meias e cortinas. Porém, em ações futuras têm como objetivo a criação de roupas intimas tratadas, a fim de evitar alergia, e por sua vez infecções.
A outra solução que existe é para evitar a alergia às bijuterias [6]. O certo a fazer é não utilizar esses produtos. Como dito no decorrer desse post, as bijuterias contém níquel, portanto, quando possível, toque as bijuterias por outros "enfeites", seja de prata, de ouro ou folhado, contanto que não lhe dê alergia está resolvido.
Como sabemos, a biologia também estuda o corpo humano, portanto sendo ai que se encaixa a relação de Moda com a Biologia, devido as reações do corpo quando em contato com com determinadas substâncias. Conselho: quanto alguma peça íntima ou bijuteria resultados desagradáveis.
começar a te dar alergia pare de usar esse produto logo que possível, assim você evita

Fontes:
[1] http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/000812.hrm
site que mostra a definição, causas e motivos das alergias.
[2] http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/000821.htm
site que explicaca o que é a resposta imune.
[3] http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/000005.htm
explicações sobre as reações alérgicas
[4]
http://www.mantecorp.com/pt-BR/Principal/Consumidores/Folhetos_Explicativos/Detalhe.aspx?6b2a5920-3ba6-4ad8-a6f9-6132c701beda=FolhetoExplicativo~02074923-96d6-4723-8d80-f12645e9b7cc
site com um artigo das causas, consequêmcias e explicações sobre a alergia às roupas íntimas.
[5] http://www.procobre.org/pr/sobre_o_cobre/sp_comunicado_01.html
site com o artico que fala sobre a ações da empresa Cupron.
[6]
http://www.mantecorp.com/pt-BR/Principal/Consumidores/Comunidades/Folhetos_Explicartivos/Detalhe.aspx?6b2a5920-3ba6-4ad8-a6f9-6132c701beda=FolhetoExplicativo~da3d7fb1-3727-4466-8e0f-6889a0dc4b90
site com um artigo sobre as causas, consequências e ecplicações sobre a alergia a bijuterias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário